Quantos me visitaram ?

30 de agosto de 2006

UMA CURIOSIDADE SOBRE O ÚLTIMO PAÍS CAMPEÃO DO MUNDO EM 2006


Itália.

Substantivo feminino. País da Europa. Itália, segundo Nascentes, deriva do nome de um povo que primitivamente habitou o território, os ítalos. Há muitas histórias, lendas mesmo, sobre o nome deste país. Citaremos algumas.

Apolodoro, em Fragmenta historicorum graecorum, conta que um touro jogado ao mar, perto de Régio da Calábria, foi nadando velozmente em direção à Sicília e toda a terra próxima da ilha ficou sendo chamada de Itália, porque os tirrenos chamavam ítalos ao touro.

Ainda em Fragmenta historicorum graecorum, Aristóteles conta que um certo Ítalo se tornou rei da Enótria e por isso os enótrios mudaram seu nome para ítalos e a costa européia entre os golfos Lamético e Cilético, na Calábria, tomou o nome de Itália.

Aulo Gélio, em Noites áticas, diz que Timeu, nas Histórias que compôs em grego acerca do povo romano, e M. Varrão, nas Antiguidades das Coisas Humanas, escreveram que o nome da terra da Itália vinha de um vocábulo grego, pois os bois eram chamados "italoi" na velha língua grega e havia muito deles na Itália.

PARA VER O PROGRAMA DA TV LANCE COM NOSSA PARTICIPAÇÃO, É SÓ CLICAR:

http://www.lancenet.com.br/player/tvl_080806_lance_no_ar.htm

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.